O município de Lucrécia tem uma extensão territorial de 27,5 Km2 o que equivale a 0,05% da superfície estadual, e conforme a divisão territorial do Brasil, está localizado na zona homogênea do Alto Apodi, que por sua vez encontra-se inserida na Microrregião de Umarizal.
Localiza-se a uma altura média de 216 metros acima do nível do mar, situando-se a uma posição geográfica determinada pelo paralelo de 06º 07´ 12 de latitude Sul e 37º 48´ 56 de longitude Oeste. A distância em relação a capital é de 399Km (rodoviário) e 285 Km (em linha reta).
Os limites geográficos do Município, são:
· Ao Norte com o Município de Umarizal
· Ao Sul com o Município de Frutuoso Gomes
· Ao Leste com Municípios de Almino Afonso e Rafael Godeiro
· A Oeste com o Município de Martins
O clima é sub-úmido, característica das regiões semi-áridas. A temperatura média anual é de 28º C e a unidade relativa do ar (média anual) é de 66%.
A vegetação predominante é a Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhadas. Entre outras espécies destacam-se a jurema preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xiquexique e facheiro.
O solo mais comum é o Podzólico Vermelho Amarelo Equivalente Eutrófico - fertilidade natural alta, textura média, acentuadamente drenado, relevo suave ondulado. Este tipo de solo oferece aptidão agrícola restrita para lavouras, sendo apta para culturas de ciclo longo c/ algodão arbóreo, sisal caju e coco e possui uma pequena área indicada para preservação da flora e da fauna ou para a recreação.
O relevo é constituído pelo Serrote do Mineiro.
As águas que correm no Município de Lucrécia pertencem à Bacia Apodi - Mossoró, a qual é formada pelo Rio Cacimba da Vaca e pelos Riachos: Mata seca e Quixeré.
O principal reservatório do Município é o Açude Público Lucrécia, situado nos Riachos Quixeré e Mata Seca, com capacidade de acumulação em torno de 27.000.000 m3.
Geologicamente o Município situa-se em terrenos do Embasamento Cristalino, abrangendo rochas metamórficas, de idade Pré-Cambriana Superior. Composto essencialmente de gnaisses cinza, com inúmeras lentes de calcário cristalino (mármore), epidoto e anfibolitos, ocorrendo ainda migmatitos, xistos quartzitos, cortados localmente por meios de quartzo e pegmatitos.
1.3 - Aspectos demográficos
De acordo com os dados obtidos a partir do Censo Demográfico de 1991 (IBGE),a população de Lucrécia era de 2.967 habitantes, sendo a maioria (59,66 %) residente na zona urbana.
Na década de 1970/80 ocorreu um crescimento positivo na ordem de 2,66%, em decorrência de um crescimento acentuado na zona urbana de 5,80%. O mesmo não ocorreu na zona rural. No período compreendido entre 1980/1991 ocorreu um crescimento na ordem de 1,38%, em decorrência principalmente do crescimento da zona urbana que foi de 3,14%, o mesmo não ocorreu na zona rural que obteve um crescimento negativo de 0,73%.
As densidades demográficas de Lucrécia e do Rio Grande do Norte são, respectivamente, 108,68 e 45,43 habitantes por km2, conforme Censo Demográfico (IBGE) 1991.
Nenhum comentário:
Postar um comentário